Faiq Bolkiah - O Jogador de Futebol Mais Rico do Mundo

Faiq Bolkiah

O nome Faiq Bolkiah pode não despertar imediatamente a atenção dos amantes do futebol, mas a verdade é que este ex-jogador do Marítimo dispõe de uma fortuna avaliada em mais de 20 mil milhões de euros e é conhecido como “o jogador de futebol mais rico do mundo.” É verdade. Nem Cristiano Ronaldo, nem Messi nem qualquer outro jogador que figure nas listas de jogadores de futebol mais bem pagos do mundo.

Marítimo

O extremo de apenas 22 anos chegou à equipa do Marítimo no início da temporada de 2020/2021 e, sem ter jogado nenhuma partida pela equipa principal, acabou por deixar o clube insular em dezembro de 2021, depois de um acordo mútuo para a rescisão de contrato.

Início de Carreira

Bolkiah nasceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, no dia 9 de maio de 1998. A sua carreira futebolística começou aos 10 anos quando, juntamente com o seu primo Ukasyah, foi apresentado aos responsáveis das camadas jovens do AFC Newbury. Tanto Bolkiah como Ukasyah tinham frequentado a mesma escola em Inglaterra. Os jovens tinham como tutor Dennis Wallace, ex-profissional da NBA, que conhecia o treinador Paul Morgan da equipa sub-11 do AFC Newbury. Quando Morgan conheceu os dois jovens, ambos vestiam réplicas da camisola do Arsenal e pareciam ter um talento natural para o futebol. Ukasyah era visto como tendo mais potencial, mais não fosse por ser mais forte fisicamente.

Southampton, Arsenal, Chelsea e Leicester City

A passagem de Bolkiah pelo AFC Newbury foi curta. Depois de apenas uma época e após um jogo amigável contra as camadas jovens do Southampton, Bolkiah acabaria por seguir a sua carreira nos “Saints”. E não foi sozinho. Mais uma vez, o seu primo fez-lhe companhia na nova aventura. Bolkiah ficaria no Southampton entre 2009 e 2013. As camisolas do Arsenal que tinham usado para conhecer o seu ex-treinador Morgan serviram de premonição e os primos acabariam por assinar pelos Gunners em 2013, tendo antes feito alguns testes no Reading.

A carreira de Ukasyah não teve grandes surpresas a partir daqui. Pouco depois de assinar pelo Arsenal, foi dispensado e acabou por ingressar no Birmingham que disputava o Championship. Contudo, abandonou a equipa sem fazer um único jogo. Mais tarde, assinou pelo Nuneaton Town, uma equipa que não disputava qualquer tipo de liga profissional e foi dispensado em 2017.

Mas Bolkiah já começava a parecer mais promissor. Depois de assinar pelo Arsenal, estreou-se pela equipa sub-15 num torneio em Singapura e até marcou um golo. E enquanto via o seu primo a perder-se entre clubes, Bolkiah acabaria por assinar por outro clube de Londres, desta feita o Chelsea. No entanto, Stamford Bridge não seria o palco ideal para o jogador mais rico do mundo e Bolkiah assinaria pelo Leicester em 2016/2017. Na altura, os Foxes estavam em grande, afinal tinham sido campeões na época anterior. Bolkiah faria parte tanto da equipa sub-23 como da equipa sub-19 do Leicester e foi ao serviço desta última que disputou alguns jogos.

Com o Leicester City a disputar a Liga dos Campeões depois de conseguirem o feito de vencer a Premier League na época anterior, a equipa sub-19 dos Foxes tinha direito a disputar a proeminente Youth League. O Leicester City ficou no grupo do FC Brugge, FC Kopenhagen e… do FC Porto. Bolkiah ficou de fora apenas um jogo, curiosamente o único que a equipa sub-19 venceu no grupo da Youth League. Fez dois jogos completos (um deles contra o FC Porto) e nos restantes jogou pouco mais do que 45 minutos. Ainda assim, o extremo conseguiu fazer um golo no jogo de estreia na Youth League contra o FC Brugge, embora o Leicester tenha perdido por 2-1.

Seleção do Brunei

Foi também em 2016 que Bolkiah fez a sua estreia pela seleção principal do Brunei. Sim, do Brunei. Embora tenha nascido nos Estados Unidos, Bolkiah naturalizou-se e hoje em dia possui cidadania de ambos os países. Antes de chegar à seleção principal, ainda disputou alguns jogos pela seleção sub-19 e sub-23 tendo marcado um golo ao serviço de cada. Até ao momento, tem seis jogos disputados pela seleção principal do Brunei e já leva um golo marcado. Mas porquê o Brunei? Bem, é aqui que descobrimos a razão que torna Bolkiah o jogador mais rico do mundo. 

Porque é Faiq Bolkiah o Jogador de Futebol Mais Rico do Mundo?

Certamente, não fez fortuna nas camadas jovens do Chelsea ou ao disputar a Youth League pelo Leicester. Bolkiah é filho de Jefri Bolkiah que é nada mais, nada menos do que Príncipe do Brunei e antigo Ministro da Economia. E se ele é o Príncipe, o seu irmão e tio de Faiq é “apenas” o Sultão daquele país. Hassanal Bolkiah é conhecido pelas suas extravagâncias, desde a sua coleção gigantesca de carros de luxo até ao seu tigre de estimação. Foi também Hassanal que contratou Michael Jackson para cantar no seu aniversário de 50 anos. De facto, não é para qualquer pessoa.

Apesar da sua fortuna, Faiq Bolkiah sempre foi muito discreto e não parece ter utilizado as suas influências para promover a sua carreira futebolística, ou pelo menos, fê-lo de forma muito discreta. De facto, o jovem extremo sempre foi visto pelos seus treinadores como alguém com potencial para ser jogador de futebol ainda que não ao mais alto nível. Ainda assim, Bolkiah pode gabar-se de ter feito parte das camadas jovens de equipas da Premier League.

Curiosidades

No Instagram, Bolkiah é seguido por 237 mil pessoas e coloca frequentemente fotografias dos jogos onde agradece aos fãs que retribuem com muitos comentários de apreço ao número 11 da equipa tailandesa. O jogador parece estar também a focar-se na sua forma física e, apesar de ter 1,75m e ter sido sempre algo franzino, nota-se que o trabalho tem dado frutos e que o jogador se tornou mais forte fisicamente. Uma das fotografias com mais interações no Instagram foi colocada no dia 10 de novembro de 2020 e mostra “apenas” o encontro de Faiq Bolkiah com Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II do Reino Unido.                  A fortuna do jogador está avaliada juntamente com a fortuna da sua família e é precisamente daí que vem o título de jogador mais rico do mundo, ultrapassando em mais de 20 vezes a fortuna acumulada por Cristiano Ronaldo desde que o português começou a sua brilhante carreira.

Atualidade

Depois de ter rescindido contrato com o Marítimo, Bolkiah assinou pelo Chonburi FC, uma equipa da primeira divisão tailandesa com quem tem contrato até 2024. Em 2021/2022, disputou 14 jogos com 666 minutos jogados e fez quatro assistências. De momento, já começou os trabalhos de pré-temporada com o Chonburi.

A carreira de Bolkiah parece estar a começar realmente agora. Com 24 anos, o jogador tornou-se uma das figuras centrais do Chonburi FC e quem sabe se um dia não poderá regressar à Europa. Talvez não o vejamos novamente no Chelsea ou no Leicester, mas quem sabe numa equipa de menor expressão onde possa fazer aquilo que gosta: jogar futebol.

Ligações Rápidas