Lendas do Futebol – Roberto Carlos

Roberto Carlos Jogo Canal
David Ruddell modified by SuperManu, CC BY 2.0 , via Wikimedia Commons

Roberto Carlos da Silva Rocha nasceu no dia 10 de abril de 1973, em São Paulo, no Brasil. O seu nome foi escolhido em homenagem ao cantor Roberto Carlos. O seu primeiro contacto com o futebol surgiu nos Jogos Abertos do Interior, quando o brasileiro foi convidado a representar a sua cidade.

A sua carreira começou no União São João na época de 1991/92. Foi nessa altura que Roberto Carlos começou a jogar pela lateral esquerda tendo sido convocado para a Seleção Sub-20 devido aos seus bons desempenhos. O lateral participaria numa excursão do Atlético Mineiro à Europa, numa espécie de empréstimo. O brasileiro faria apenas três jogos pelo clube mineiro, todos em Espanha.

Palmeiras

A sua primeira grande oportunidade no Brasil surgiria ao serviço do Palmeiras onde jogou duas temporadas. Roberto Carlos sagrou-se Campeão Brasileiro em ambas as temporadas. Esteve quase a assinar pelo Aston Villa. No entanto, a sua carreira continuaria em Itália, ao serviço do Inter de Milão. O lateral disputou 185 jogos pelo Palmeiras e fez 20 golos. Foi muito importante ao ajudar a equipa a quebrar o jejum de títulos que durava há 16 anos

Inter de Milão

A sua transferência para o Inter aconteceu em 1995 por 7 milhões de dólares, uma quantia avultada naquela altura. Já era conhecido pela sua potência de remate e pela vontade de subir no terreno para ajudar a equipa nos momentos mais ofensivos. E foi precisamente por isso que Roy Hodgson, o treinador do Inter, decidiu começar a usar Roberto Carlos como extremo-esquerdo algo que não ajudou na sua adaptação ao clube.

Roberto Carlos estreou-se com um logo na estreia, contra o Vicenza, golo que garantiu a vitória dos Nerazzurri. O brasileiro ficaria em Itália apenas uma época e saiu no meio de uma transferência estranha: o Inter ficaria com Zamorano, um atacante experiente de 30 anos vindo do Real Madrid e o jovem brasileiro de 23 anos faria o caminho inverso.

O lateral disputou 34 jogos ao serviço do Inter e marcou sete golos.

Real Madrid

Roberto Carlos chegou ao Real Madrid em 1996 e agarrou de imediato a titularidade como lateral esquerdo da equipa madrilena. Desde 1996/97 até 2006/07, foi sempre a primeira opção no lado esquerdo da defesa. O seu primeiro título pelos Merengues chegou logo na primeira época com a conquista de La Liga. Nesse mesmo ano, ganhou a Supertaça Espanhola.

Em 1997/98, Roberto Carlos conquistaria o seu primeiro título europeu com uma vitória na Liga dos Campeões, a primeira de três (1999/00 e 2001/02). Ganhou ainda a Taça Intercontinental nessa temporada.

Sagrou-se campeão de La Liga mais três vezes (2000/01, 2002/03 e 2006/07). Venceu mais duas Supertaças de Espanhas, uma Supertaça Europeia e mais uma Taça Intercontinental.

Roberto Carlos teve vários jogos marcantes ao serviço dos Blancos. Foi dos pés do brasileiro que saiu a assistência para o golo magistral de Zidane na final da Liga dos Campões, em 2002. Mas o seu maior momento foi o golo marcado na Taça do Rey contra o Tenerife com um remate poderoso perto da linha lateral.

O brasileiro foi escolhido como o Melhor Defesa do Ano em 2002 e fez parte da Equipa do Ano da UEFA em 2002 e 2003. É o jogador estrangeiro com mais jogos disputados pelo Real Madrid tendo ultrapassado o lendário Alfredo Di Stéfano.

A sua saída do Real Madrid aconteceu em 2007. Na segunda mão do jogo dos oitavos de final da Liga dos Campeões, Roberto Carlos não controlou bem o passe que recebeu depois do apito inicial. A perda de bola levou Roy Makaay a marcar o golo mais rápido da Liga dos Campões (10.12 segundos). Roberto Carlos foi duramente criticado até porque o Real Madrid acabaria por ser eliminado pelo Bayern de Munique. No mesmo mês, o lateral anunciou que sairia do Real Madrid no final da temporada, altura em que o seu contrato expirava. O seu último golo pelo Real foi contra o Recreativo de Huelva. Com três jogos para disputar e com o campeonato por definir, esse golo ajudou o Real Madrid nas suas aspirações de conquistar La Liga. O seu último jogo foi no Santiago Bernabéu, com uma vitória do Real Madrid por 3-1.

Roberto Carlos disputou 527 jogos ao serviço do Real Madrid, marcou 70 golos e fez 101 assistências.

Fenerbahçe

Depois de ter anunciado a sua saída do Real Madrid, Roberto Carlos assinou um contrato válido por duas temporadas com o Fenerbahçe, os campeões da Liga Turca. A sua apresentação aconteceu no estádio, com milhares de fãs a assistir nas bancadas. No seu jogo de estreia, a equipa turca venceu a Supertaça num jogo contra o Besiktas.

Roberto Carlos faria a sua estreia a marcar num jogo da liga contra o Sivasspor, num cabeceamento, algo que não era de todo a especialidade do lateral que só marcou três golos de cabeça durante toda a carreira. O brasileiro lesionou-se no final da temporada e falhou a corrida ao título. O Fenerbahçe acabou mesmo por não conseguir vencer o campeonato perdendo para os rivais do Galatasaray. Ainda assim, conseguiram uma vaga para disputar o playoff de acesso à Liga dos Campeões.

Em outubro de 2009, Roberto Carlos anunciou que não renovaria contrato com a equipa turca e que abandonaria o clube em dezembro desse mesmo ano. Ofereceu-se para voltar ao Real Madrid e jogar de graça. Também colocou a hipótese de regressar ao Brasil. O seu último jogo pelo Fenerbahçe foi no dia 17 de dezembro, numa partida contra o Sheriff Tiraspol para a Liga Europa.

Ao serviço dos turcos, o lateral jogou 104 partidas, fez 10 golos e 10 assistências.

Corinthians

Roberto Carlos acabou por regressar ao Brasil e embora alguns adeptos estivessem à espera de o ver voltar para o clube que o viu nascer, o Palmeiras, o lateral esquerdo juntou-se a Ronaldo no Corinthians. O seu primeiro golo contra o Internacional ajudou o Timão a chegar ao topo da tabela do Campeonato Brasileiro. O seu melhor golo pelo Corinthians foi num jogo contra a Portuguesa, ao marcar diretamente de um pontapé de canto.

Depois da eliminação da Libertadores, Roberto Carlos foi ameaçado por adeptos e começou a temer pela sua segurança. Com receio das represálias, pediu à direção do Corinthians para sair. Saiu com 44 jogos disputados, 1 golo marcado e 8 assistências.

Anzhi Makhachkala

Em fevereiro de 2011, já com quase 39 anos, Roberto Carlos assinou um contrato de dois anos com a equipa russa do Anzhi Makhachkala. Já sem o vigor de outros tempos e sem conseguir fazer as suas arrancadas pela lateral esquerda, Roberto Carlos jogou sobretudo como médio defensivo e tornou-se capitão da equipa russa. O seu primeiro golo foi contra o Dinamo de Moscovo, na conversão de um penálti.

No final da sua primeira temporada na Rússia, Roberto Carlos tinha participado em 28 jogos e marcou 5 golos. No início da temporada seguinte, o brasileiro foi escolhido para substituir Gadzhi Gadzhiyev, ainda que temporariamente, como treinador interino.

Roberto Carlos anunciou que iria terminar a sua carreira no final de 2012, mas continuaria a trabalhar no Anzhi. Contudo, o brasileiro juntar-se-ia aos Delhi Dynamos (hoje em dia Odisha FC), uma equipa da Superliga Indiana, onde faria alguns jogos no papel de treinador-jogador. Disputou apenas três jogos.

Seleção Nacional

Roberto Carlos estreou-se na seleção canarinha em 1992 num jogo em Wembley contra a Inglaterra. Ajudou o Brasil a conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. No ano seguinte, o lateral fez parte da Seleção na disputa da Copa América onde o Brasil se sagrou campeão. Com esse título, os brasileiros disputaram a Taça das Confederações e venceram a competição.

O lateral foi convocado para o Mundial de 1998 na França e não conseguiu ajudar a seleção a vencer a final contra os gauleses. O Brasil acabaria por vencer a Copa América no ano seguinte. No entanto, a verdadeira redenção dos brasileiros viria quatro anos depois com a conquista do Mundial 2002. Roberto Carlos disputou todas as partidas e ainda fez um golo.

O Mundial de 2006 marcaria a despedida de Roberto Carlos com a camisola do Escrete. O Brasil caiu nos quartos de final, contra a França e Roberto Carlos foi duramente criticado por não ter marcado corretamente Thierry Henry, autor do único golo da partida. O anúncio do adeus surgiu na ressaca da eliminação.

Até hoje muita gente considera que o melhor golo da carreira de Roberto Carlos foi marcado ao serviço da seleção, num jogo contra a França, em 1997. E não há nenhum adepto de futebol que nunca tenha visto as imagens do potente remate de Roberto Carlos a mais de 30 metros da baliza em que a bola parece desafiar as leis da física antes de bater nas redes.

Em 2010, Roberto Carlos disponibilizou-se a voltar ao Escrete juntamente com o “Fenómeno” Ronaldo, mas Dunga que jogou com ambos em 1998, não convocou os ex-colegas para o Mundial.

Roberto Carlos é o segundo jogador com mais internacionalizações pela Seleção Brasileira (125). Marcou 11 golos ao serviço do Escrete.

Pendurar as chuteiras

Depois de ter sido treinador-jogador no Anzhi, Roberto Carlos voltou a Madrid para treinar as camadas jovens do Real em 2012/13. O seu primeiro trabalho como treinador de séniores foi no Sivasspor, ainda na Turquia, em 2013/14. Teve uma boa primeira temporada, com o clube a conseguir um 5º lugar na Liga Turca. Roberto Carlos foi eleito o Melhor Treinador da Turquia. Contudo, a segunda temporada do brasileiro ao leme do Sivasspor não começaria muito bem e Roberto Carlos saiu depois de uma rescisão mútua de contrato.

Em 2014/15, o ex-jogador assinou pelo Akhisar Belediye, também da Turquia. Liderou a equipa durante 20 jogos até à sua saída. Depois disso, assumiu o papel de treinador-jogador pelos Delhi Dynamos em 2017/18. Nessa mesma temporada, esteve ainda ao serviço da Seleção de Marrocos como conselheiro e hoje em dia trabalha no Real Madrid.

Roberto Carlos é considerado um dos melhores laterais de sempre e um dos pioneiros (juntamente com Cafu) naquilo que são os laterais ofensivos do futebol atual.

Ligações Rápidas

13 thoughts on “Roberto Carlos – Lendas do Futebol”

  1. Wow, awesome weblog layout! How lengthy have you been running
    a blog for? you make running a blog glance easy. The entire glance of your
    website is magnificent, as well as the content! You
    can see similar: ecommerce and here sklep internetowy

  2. I think this is among the most significant information for me.
    And i am glad reading your article. But wanna remark on few general things, The web site style
    is ideal, the articles is really great : D. Good job, cheers I saw
    similar here: Sklep internetowy

  3. Wow, fantastic weblog format! How long have you been running a blog for?
    you made blogging look easy. The total glance of your website is wonderful, let alone
    the content material! You can see similar here dobry
    sklep

  4. I think this is one of the most significant information for me.
    And i am glad reading your article. But want to remark on some general things, The web site style is
    wonderful, the articles is really nice : D. Good job, cheers I saw similar here:
    Ecommerce

  5. Hi! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m
    not seeing very good gains. If you know of any please share.
    Many thanks! You can read similar art here: Sklep internetowy

  6. Hey! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but
    I’m not seeing very good success. If you know of any please share.
    Many thanks! You can read similar text here: Ecommerce

  7. Hello there! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying
    to get my website to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.

    If you know of any please share. Thanks! I saw similar art here:
    Scrapebox AA List

  8. Howdy! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very
    good gains. If you know of any please share.

    Cheers! I saw similar article here: Scrapebox AA List

  9. Wow, marvelous weblog layout! How long have you ever been blogging for?
    you make blogging look easy. The full look of your site is magnificent,
    let alone the content! I saw similar here prev next and it’s was wrote
    by Lane82.

  10. Wow, incredible weblog format! How long have you ever
    been running a blog for? you made blogging glance easy.
    The whole look of your site is fantastic, as smartly as the content!
    I saw similar here prev next and it’s was wrote by Antonia81.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Explore More

Zinedine Zidane – Lendas do Futebol

Agosto 9, 2022 17 Comments 1 tag

Lendas do Futebol – Zinedine Zidane David Ruddell modified by SuperManu, CC BY 2.0 , via Wikimedia Commons Zinedine Yazid Zidane nasceu a 23 de junho de 1972, em Marselha,

Ronaldo – Lendas do Futebol

Julho 23, 2022 16 Comments 1 tag

Lendas do Futebol – Ronaldo Blackcat, CC BY-SA 4.0 httpscreativecommons.orglicensesby-sa4.0, via Wikimedia Commons Ronaldo Luís Nazário de Lima nasceu a 18 de setembro de 1976, na cidade do Rio de

David Beckham – Lendas do Futebol

Agosto 18, 2022 14 Comments 1 tag

Lendas do Futebol – David Beckham David Ruddell modified by SuperManu, CC BY 2.0 , via Wikimedia Commons David Robert Joseph Beckham nasceu no dia 2 de maio de 1975